Assim se viveram os anos sessenta na pacata vila do Bocoio


Já não sei onde me ofereceram esta mobília de sala, mas ela retrata bem os materiais e o gosto dos anos sessenta, fazendo-me lembrar um período em que vivi no Bocoio também designada à época por Vila Sousa Lara. Relativamente perto do Lobito e encostada a uma serra onde em tempos mais recuados teria ocorrido um desastre de avião, o concelho do Bocoio era um local com características particulares. A maior parte da região era ocupada por fazendas de sisal, de portugueses e de alemães, onde realizavam torneios de tiro aos pratos e aos pombos. Estes torneios eram ocasiões especiais em que as senhoras se procuravam evidenciar pela elegância. Uma espécie de corridas de Ascott à escala do Bocoio! Aliás, esta vila era conhecida por ter uma excelente equipa de basquete, vencedora de muitos torneios a nível regional, e, também por ter um clube onde se realizavam grandes bailes. Tudo era motivo para a realização de uma festa! Recordo-me que na altura, como os meus 8 ou 9 anos, sonhava em ser estilista. Por isso, os bailes e os torneios eram ocasiões que aguardava com ansiedade, pela quantidade de ideias que recolhia para desenhar os meus modelos de roupa e de sapatos.

Comentários

Anónimo disse…
Também morei no Bocoio nos anos 60. A Autora retratou com fidelidade a vida nesta pacata e simpática Vila. Graças ao pouco conhecimento sobre blogs, internet, etc, não consegui saber o nome da autora. Obrigado por me recordar de uma vila onde cheguei em 1960. No facebook existe um grupo do Bocoio do qual faço parte.

Mensagens populares