segunda-feira, 1 de março de 2010

Caixas de chocolates e de caramelos


As caixas de lata que servem de embalagem a chocolates e caramelos têm tendência a transformarem-se em objectos que perduram no tempo, pelas funções que lhes são atribuídas a posteriori. Seja como caixas de costura ou como uma espécie de "baús" onde se guardam recordações de momentos especiais, que suscitam quase sempre boas recordações.

Algumas das marcas mais populares na época já deixaram de existir e outras perderam o seu prestígio. Recordo-me das caixas dos caramelos e chocolates Mackintosh's. Um clássico que era sempre sinónimo de qualidade. Os bombons vinham embrulhados em papel metalizado de cores berrantes que por sua vez era envolvido por celofane transparente. A abertura de uma destas caixas suscitava sempre olhares gulosos, apesar de já se saber o que iríamos encontrar. Recordo-me de uns caramelos redondos e achatados, embrulhados em papel amarelo, que tinham a particularidade de possuirem uma forte apetência para se grudarem aos dentes. No meu caso, seguia um certo método, esgotava cada uma das categorias até passar para a próxima. Esta táctica só era possível pela invariabilidade que se verificava na constituição do conteúdo destas caixas.

Mas a minha maior paixão eram umas caixas da Elba, salvo erro, com waffers de chocolate, que se designavam por Mil Delícias. Claro que o clima quente obrigava a que os chocolates e caramelos tivessem de ser muito bem embalados para não se estragarem. Talvez por isso as caixas de lata eram comuns, mas foram sempre objecto de luxo, utilizados apenas para presentear em ocasiões especiais.

Quando pensei numa receita para associar às caixas de chocolate lembrei-me logo de uns docinhos de coco que a minha mãe fazia - bolinhos brancos de coco. Como ingredientes utilizei 250 g de açúcar, 250 g de coco ralado e 3 claras de ovo. Juntei muito bem todos os ingredientes e fiz pequenos bolos que deixei secar de um dia para o outro. Depois coloquei-os em caixinhas de papel.

2 comentários:

Tuquinha disse...

eses bolinhos e chocolates nas caixinhas eram um luxo...dos que eu mais gostavaeram exactamente os caramelos que agarravam aos dentes...
esses coquinhos são deliciosos.
beijinhos

Fa disse...

É engraçado que também tenha a mesma lembrança. Eu também não me recordo dos chocolates, mas os caramelos deveriam ser muito bons. Há anos que não os como. Penso que a marca ainda existe, mas as latas têm um desenho um pouco diferente.