Rótulos de latas de leite e serviços de chá


As empresas tiveram no passado uma estratégia de marketing que acabou por desaparecer com o tempo, a fidelização dos compradores através de pequenos brindes, que eram oferecidos na sua totalidade ou através do pagamento de um valor módico a que se somava a entrega de um determinado número de rótulos de latas ou de pequenas partes de embalagens (cartão ou papel). Assim se compraram nas décadas de sessenta muitos serviços de chá ou de café, conjuntos de panelas e de tachos ou ainda colecções de pirex, que tão na moda estavam nesta altura. Esta era um técnica de venda que levava os clientes das marcas a uma valorização dos objectos, muitas vezes acima do seu real valor material ou estético. O prazer da sua posse era antecipado e vivido durante períodos de tempo mais ou menos longos. Hoje, quando pensamos em adquirir algum objecto deste tipo, caso não existam limitações monetárias, vamos a uma loja e de imediato o trazemos para casa. Por outro lado, também há um outro aspecto a valorizar. Antes existia entre uma marca, que por exemplo vendia leite em pó em latas, e os respectivos compradores, uma relação que podia ser mediada pela introdução de um terceiro produto. É o caso do leite em pó NIDO, da Nestlé, vendido em Angola em latas com dimensões variadas. Houve uma altura em que os rótulos destas latas, diferentemente valorizados em função do tamanho, davam acesso, perante o pagamento ainda de um determinado valor, a um serviço de chá.

Pãezinhos para chá, os quais não são mais do que os muito britânicos scones (p. 34).


Comentários

Babette disse…
Este blog é delicioso!
Adoro histórias, receitas, peças com história....é uma alegria visitá-la! um beijinho,
Babette

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